Relatório de Atividades de 2017

Relatório de Atividades de 2017

Relatório de Atividades

Sexta Edição da Ação do Coração

Tema: Saúde, o Coração em Ação!

Relatório de Atividades

 

O presente relatório da Associação Eduardo Furkini, tem por objetivo dimensionar as atividades realizadas durante a Campanha Ação do Coração 2017.

 

Introdução

A Ação do Coração é uma iniciativa da Associação Eduardo Furkini não possuindo nenhum vínculo político ou partidário, tampouco religioso. Nasceu como uma homenagem ao ator santista Eduardo Furkini, falecido em 02 de agosto de 2011.

 

É um movimento para a doação de amor, carinho e respeito ao próximo a partir da confecção e doação de corações de tecido imbuídos de uma boa intenção. Esse movimento é permeado pelo espírito de solidariedade e à medida que foi se tornando conhecido, pessoas de diferentes cidades, estados e países juntaram-se nessa corrente do bem.

 

A partir da sua segunda edição, além da homenagem ao Eduardo Furkini, a Campanha Ação do Coração passou a trabalhar temáticas atuais e relevantes para a sociedade. Além disso, iniciou-se a arrecadação de alimentos não perecíveis, peças de vestuário e brinquedos a serem entregues as entidades sociais de auxílio aos mais necessitados por meio da intermediação dos Fundos Municipais de Solidariedade das cidades envolvidas na Campanha.

 

A Ação do Coração acontece sempre no dia 02 de agosto quando os corações são distribuídos em uma corrente de amor e fraternidade. Essa data figura no calendário oficial da cidade de Santos como “O Dia da Ação do Coração”, instituído pela Lei Municipal 2.884 de 19 de dezembro de 2012.

 

A Ação do Coração é uma marca registrada da Associação Eduardo Furkini e sua realização não poderá ser implementada de forma unilateral, sem a participação ou autorização da Associação Eduardo Furkini. Essa premissa visa à manutenção das diretrizes e uniformidade da Campanha.

 

Descrição das Atividades e Número de Arrecadações

 

Em 2017 a Sexta Edição da Campanha Ação do Coração se desenvolveu no período de março a agosto tendo como tema: “Saúde, o Coração em Ação”. Este tema norteou todas as atividades relativas à promoção das oficinas de confecção de corações e sensibilização do público.

Neste ano, a Ação do Coração aconteceu simultaneamente nas cidades de Santos/SP e Recife/PE e contou com a participação de Núcleos de Trabalho nas cidades de São Vicente, Guarujá, e do Vale do Ribeira. A Figura 1 ilustra de maneira geral a amplitude da Campanha em número de participantes e arrecadações.

Figura 1. Sexta Edição da Ação do Coração 2017 em números.

Ao longo desta Sexta Edição da Ação do Coração, oficinas de confecção de corações foram realizadas nas cidades Irmãs do Coração, Santos e Recife, e nos Núcleos de Trabalho criados nas cidades de São Vicente e Guarujá, na Região Metropolitana da Baixada Santista; Apiaí, Eldorado, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-açu, Pedro de Toledo e Registro, no Vale do Ribeira (Figura 2).

Figura 2. Representação esquemática das cidades envolvidas na Ação do Coração 2017.

Nestas cidades também foram arrecadados alimentos não perecíveis, peças de vestuário e brinquedos. Durante a Campanha essas doações foram encaminhadas ao Fundo Social de Solidariedade de cada cidade que as computou e as distribuiu entre as entidades sociais cadastradas, de acordo com sua sistemática de trabalho. No dia 02 de agosto, as doações coletadas na Praça Mauá, em Santos, foram destinadas às cidades do Vale do Ribeira envolvidas nesta Edição da Ação do Coração. Na tabela 1 são apresentadas as quantidades arrecadadas por cada cidade.

Tabela 1. Quantidade de alimentos não perecíveis, peças de vestuário, brinquedos e corações arrecadados durante a Campanha Ação do Coração 2017

Fonte: coordenação da Campanha em cada cidade

Cidades Alimentos/kg Vestuário/un Brinquedos/un Corações/un
Apiaí¹ 0 0 0 0
Eldorado 430 5.480 0 2.160
Guarujá 150 690 0 7.177
Iguape 1.395 6.500 100 6.950
Ilha Comprida 200 4.380 128 8.000
Itariri 50 2.000 20 1.471
Jacupiranga 50 1.500 0 1.854
Juquiá 0 7.000 0 270
Miracatu¹ 0 0 0 0
Pariquera-Açu1 0 0 0 0
Pedro de Toledo 210 840 0 7.100
Recife 0 0 0 10.000
Registro 1.500 6.000 500 3.500
Santos 3.533,624(2) 13.413(3) 3.441(3) 84.455
São Vicente 2.500 0 0 17.063
Outras cidades(4) 110 0 0 806
Total 10.178,624 47.803 4.189 150.806

 

(1) Pariquera-Açu: a Brinquedoteca do Hospital Regional Vale do Ribeira recebeu brinquedos novos e os pacientes internados, corações, Miracatu o lar dos idosos recebeu cobertores e agasalhos, Apiaí recebeu agasalhos.

(2) Doações coletadas em Santos e entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Santos e aos Fundos Municipais de Solidariedade das cidades do Vale do Ribeira.

(3) Doações coletadas em Santos entregues aos Fundos Municipais de Solidariedade das cidades do Vale do Ribeira.

(4) Doações de alimentos e corações de moradores de outras cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista e também corações vindos do exterior.

O montante de doações coletado em Santos, no dia 02 de agosto (Tabela 1) foi armazenado em Pedro de Toledo, cidade denominada “Coração do Vale do Ribeira”, por ser a primeira

cidade do Vale do Ribeira a participar da Ação do Coração. Em Pedro de Toledo essas doações foram divididas em parte iguais e destinadas as demais cidades do Vale do Ribeira envolvidas na Campanha Ação do Coração 2017.

 

No ápice da Campanha, no dia 02 de agosto, em Santos e em Recife houve uma celebração de fraternidade, respeito e diálogo inter-religioso. Em Santos estiveram presentes na Praça Mauá os representantes dos Fundos Municipais de Solidariedade das cidades participantes da Sexta Edição da Ação do Coração; 21 líderes religiosos unidos em prol da paz e do respeito mútuo; 12 entidades que atuam em missões de paz e ações humanitárias; Orquestra Grupo Pão de Açúcar e artistas.

 

Após o cerimonial, os corações coletados ao longo da Campanha, em sua maioria, foram distribuídos pelos voluntários da Associação Eduardo Furkini a um público de cerca de 20.000 pessoas. Uma fração desses corações foi entregue aos pacientes internados em

hospitais localizados na Região Metropolitana da Baixada Santista e no Vale do Ribeira e aos internos das Unidades da Fundação Casa da Baixada Santista (ver Figura 1).

 

Os 10 hospitais visitados pelos voluntários da Associação Eduardo Furkini foram:

  • Guarujá: Hospital Santo Amaro.
  • Pariquera-Açu: Hospital Regional Vale do Ribeira.
  • Santos: Hospital Ana Costa, Hospital dos Estivadores, Hospital Guilherme Álvaro, Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência, Hospital Vitória e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos.
  • São Vicente: CREI – Centro Referência Emergência e Internação de São Vicente e Hospital São José.

As 8 Unidades da Fundação Casa visitadas pelos voluntários da Associação Eduardo Furkini foram: Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande 1, Praia Grande 2, Santos e São Vicente.

 

Atendendo as “Orientações para Desenvolvimento da Campanha Ação do Coração 2017”, expedidas pela Associação Eduardo Furkini, parte dos corações confeccionados no Vale do Ribeira foi distribuída, no dia 02 de agosto, em asilos, unidades de saúde ou entidade de assistência direta pelos voluntários de cada cidade envolvida na Campanha.

 

Considerações Gerais e Agradecimento

A Ação do Coração além de uma homenagem ao ator Eduardo Furkini, visa promover a reflexão sobre o papel de cada indivíduo na sociedade a partir da confecção de corações de tecido imbuídos de uma boa intenção para a pessoa desconhecida que o que o receberá e fomentar gestos de amor fraterno por meio da doação de alimentos não perecíveis, roupas e brinquedos aos mais necessitados.

 

A Ação do Coração não tem qualquer vínculo político, religioso ou partidário e é realizada pela Associação Eduardo Furkini com o apoio de voluntários que doam seu tempo e trabalho e de pessoas físicas e jurídicas que doam materiais para a Campanha.

 

A todos, o nosso muito obrigado!

 

 

Diretoria da Associação Eduardo Furkini

Santos, 11 de agosto de 2017.

150 mil vezes obrigado!

150 mil vezes obrigado!

A Ação do Coração de 2017 superou todas as outras edições, arrecadando mais de 10 toneladas de alimentos quase 5 mil brinquedos e mais de 33 mil peças de roupa tudo isso com mais de 150 mil corações de tecido! Com o tema “Saúde, O Coração em Ação” a campanha, em sua sexta edição, sensibilizou… Continue Reading

Distribuição dos Corações – Programação 2 de agosto

Distribuição dos Corações – Programação 2 de agosto

Local: Praça Mauá, Centro de Santos Ingresso: Gratuito para todas as atividades. 11h10 – Apresentação de Letícia Henrique e Rodrigo Martinez. 11h30 – Movimento Inter-Religioso pela Cidadaniaaúda o público. 11h45 – Alexandre Camilo ao som da pianista Marcita Mendonça saúda o público. 11h55 – Concentração: Saúde, O Coração Em Ação. Alegria, Fé e Esperança em… Continue Reading

A Melodia do Coração

A Melodia do Coração

No dia 11 de Julho, terça feira, no Teatro do Sesc, ocorrerá um show musical beneficente da Ação do Coração. Este ano a ação contará com a participação da banda Trevo, com o melhor do Pop-Reggae e a banda Piervox recebendo os cantores: Bola da banda Zimbra, Carol Germano da Banda Music Box, Romolo da… Continue Reading

AÇÃO DO CORAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016
ASSOCIAÇÃO EDUARDO FURKINI RUA GASTÃO VIDIGAL 36 - JABAQUARA - SANTOS - Tel.: (13) 3345-3893 / 3345.3894