Nosso CorAÇÃO, Nosso Território – Lançamento da Ação do Coração 2018

Aconteceu no dia 19/03, no Teatro Municipal Brás Cubas, em Santos o lançamento do tema da Ação do Coração 2018 .

O ator Alexandre Camilo ao lado da Jornalista Vanessa Machado comandaram essa noite especial que teve apresentações musicais e várias atrações. A Psicóloga da Sociedade Brasileira de Programação Neuro Linguística SBPNL Walkyria Coelho fará uma reflexão sobre a “Conexão Mente e Coração”. Estarão também  no palco artistas aqui da nossa região, entre eles Didi Gomes , Fernando Negrão e Dario 7 cordas que fará uma Homenagem ao Musico Ayrton do Violão, falecido no inicio desse ano , e que participou de todas as edições da Ação do Coração . Além disso, teve contações de histórias e apresentação de retrospectiva das edições anteriores.

O tema deste ano será “Nosso CorAÇÃO, Nosso Território”. – Refugiados, Excluídos e Migrantes.

 A ideia é propor uma reflexão sobre o cenário atual onde estamos vivendo uma serie e conflitos que obrigam pessoas a saírem às pressas de seus países sob risco de vida – os refugiados, também refletir sobre os excluídos em nossa sociedade, e os Migrantes que serão em número cada vez maior, por questões climáticas ou econômicas.  “Queremos sensibilizar as pessoas sobre essa questão humanitária mundial , propondo ações que acolham e não excluam , queremos trazer o pensar solidário Para  com aqueles que se encontram em situação de extrema vulnerabilidade O tema é muito atual e de fundamental importância aprofunda-lo para uma compreensão maior, lembrando que somos todos irmãos, quando estamos no território do coração, não existem fronteiras”, afirma Camilo. No último dia 28 de Fevereiro Alexandre Camilo esteve em Brasília no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados ACNUR ao lado do Deputado João Paulo Papa e foram recebidos pelo Oficial de Meios de Vida, Paulo Sergio de Almeida, que ao tomar conhecimento da Ação do Coração e das possibilidades de atuação conjunta no caso dos refugiados venezuelanos o representante da ONU disse que ficou “encantado “com as ideias.

 

“O Brasil é um pais aberto, sempre acolheu bem pessoas de outras nacionalidades e agora talvez esteja diante de um dos seus maiores desafios em termos de refugiados. E importante que a população brasileira compreenda a situação dessas pessoas e o envolvimento das entidades contribui para esse processo” disse Paulo Sergio

Os convites podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível na bilheteria do Teatro Municipal, sito na AV. Pinheiro Machado 48 – Santos uma hora antes do lançamento.

 

 

Outros Lançamentos

 Este ano haverá lançamento da Ação do Coração, no Vale do Ribeira, em Pedro de Toledo, no espaço Cultural Eduardo Furkini, E também em Recife, cidade-irmã da Ação desde 2013. Lá será na OAF, no dia 04/04, às 10 da manhã.

História da Ação do Coração

A Ação do Coração é um movimento para a doação de amor, carinho e respeito ao próximo. É permeado pelo espírito de solidariedade e a medida que foi se tornando conhecido, pessoas de diferentes cidades, estados e países juntaram-se nessa corrente do bem. A primeira edição aconteceu em 02 de agosto de 2012, na Praça Mauá. Contou com mais de 26 mil pessoas e quase 60 mil corações.

A data é referente ao dia da morte do ator santista Eduardo Furkini, que faleceu vítima de um infarto e que inspirou o movimento. Durante uma viagem dele e do irmão Alexandre Camilo à Europa, eles viram uma ação parecida feita para lembrar da importância de cuidar da saúde do coração. Queriam trazer esse movimento para cá, mas Eduardo morreu antes de concretizar esse sonho. Camilo resolveu então preservar a memória do irmão fundando a Associação que leva o nome de Eduardo e também realizando a Ação aqui!

A campanha é uma grande mobilização onde as pessoas reúnem-se para confeccionar corações de tecido de várias cores e tamanhos, recheados com uma boa intenção, além de fazerem doações de materiais que são destinadas a instituições de auxílio e caridade, Organizações Não Governamentais e Secretaria de Ação Social do município participante. O ponto alto da “Ação do Coração” é a distribuição em praça pública dos corações confeccionados. Esse momento une dezenas de milhares de pessoas em um ato interreligioso pela paz, pela união dos povos e principalmente pela vida. Em Santos, o dia 2 de agosto figura no calendário oficial da cidade como “Dia da Ação do Coração”, instituído pela Lei Municipal No 2.884 de 19 de dezembro de 2012.

 

 

 

Deixe um comentário de amor e solidariedade

AÇÃO DO CORAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016
ASSOCIAÇÃO EDUARDO FURKINI RUA GASTÃO VIDIGAL 36 - JABAQUARA - SANTOS - Tel.: (13) 3345-3893 / 3345.3894