Notícias

11.04.2014

Inscrições abertas para cidades parceiras da Ação do Coração 2014

As cidades interessadas em realizar a Ação do Coração 2014 devem entrar em contato com a secretaria da Associação Eduardo Furkini através do e-mail, associacaoeduardofurkini@gmail.com, no período de 15 a 25 de abril para realizar a inscrição.

21.03.2014

Família é tema da Ação do Coração 2014

O lançamento da terceira edição da Ação do Coração pela Associação Eduardo Furkini foi realizado quarta-feira (19), no Teatro Coliseu, com o tema 'Família, Coração da Sociedade', e homenagens ao inspirador do evento, Eduardo Furkini, falecido em 2011 e irmão do organizador Alexandre Camilo.

O início da campanha foi antecipado em função da Copa do Mundo, mas o dia principal da ação, com a distribuição dos corações na praça Mauá, permanece sendo 2 de agosto, segundo Camilo, que garantiu não só arrecadações de corações, mas também mantimentos e brinquedos para o Fundo Social de Solidariedade e a região do Vale do Ribeira. 

Por conta disso, as oficinas oficiais ocorrerão em maio e junho (antes do mundial), e a divulgação de datas, horários e locais, bem como localização dos postos de arrecadação dos corações e das demais doações, serão divulgadas em abril. Nesta edição também serão realizadas oficinas itinerantes na Área Continental e Zona Noroeste.

Costurando amor - "É uma alegria recomeçar a campanha que tem a missão de fazer com que as pessoas acreditem mais umas nas outras. O tema deste ano é para unir os familiares a doar amor, que não precisa de economia. Quanto mais se doa, mais se recebe, e Santos dá esse exemplo lindo", disse Camilo.

No evento, o público conheceu os projetos da AEF Semeando Histórias e Quarteto de Cordas, e pôde contribuir com esses trabalhos, adquirindo souvenir da ação (chaveiro e camiseta), chocolates e os livros 'O dia do amor' e 'Invenção de palavra', de autoria de Camilo. A noite contou com as apresentações da pianista Marcita Mendonça; dos cantores Sebastian, Didi Gomes e Ayrton do violão, Simone Ancelmo e Dijalmaia, além do Quarteto de Cordas, da AEF.

Interessados em participar podem ligar para o celular 98819-0255 ou acessar o site www.eduardofurkini.org.br. Em 2013, a ação reuniu 25 mil pessoas na praça Mauá e arrecadou 100 mil corações. O Dia da Ação do Coração faz parte do calendário oficial do município, por meio da lei 2.884 de 19/12/2012.

20.03.2014

Tema da Ação do Coração 2014

Ação do Coração 2014

Tema

"Família:  Coração da Sociedade!"

Em função dos jogos da Copa, que alterou o calendário escolar, a  Associação Eduardo Furkini, entidade sem fins lucrativos que realiza a Ação do Coração,mobilizou-se para anunciar o tema da Ação do Coração de 2014, exatamente no dia 19 de março:  dia do aniversário de nascimento daquele que foi o mentor do evento, que chega a sua terceira edição:  Eduardo Furkini. 

 

O tema da Ação do Coração deste ano é Família: Coração da Sociedade! Com este tema, queremos trazer à reflexão, o papel e o valor da família. A frase nasceu da inquietude do meu coração. Inquietude de quem não consegue entender, nem tão pouco aceitar o que, todos os dias, vemos e ouvimos nos noticiários:  filhos matando seus pais. Pais, matando seus filhos. Vale lembrar que o abandono é também uma forma de morte! De querer, ou pelo menos de tentar que o outro seja isolado da sua vida!
Nas atividades realizadas pela Associação Eduardo Furkini -  incluo aqui as visitas, os encontros da Ação do Coração -  costumamos ouvirmos histórias verdadeiras de pessoas vítimas do desamor. Pessoas que foram acolhidas  nas fundações, nas creches, em casas de repouso ou  que estão nos leitos de hospitais. Muitas delas com histórias tão tristes de abandono, de violência, de desamor! E não é uma realidade tão distante! Nas nossas escolas, por exemplo, filhos e filhas, crianças e adultos, órfãos de amor!

 

Já  foi dito que a família é a Cellular Matter da sociedade. E nós nos enchemos de entusiasmos e proclamarmos: a Família é o Coração da Sociedade. Então, perguntamos: vamos cuidar desse coração?
Nos nossos dias, cada vez mais, os relacionamentos são feitos e mantidos por meio da Internet. Se, até pouco tempo, o telefonema substituía a fala presencial, hoje, prevalecem as mensagens de texto. Os ouvidos estão carentes de voz amiga! Claro que não podemos ficar alheios à tecnologia! Os avanços tecnológicos facilitam a vida, devem favorecer a comunicação entre as pessoas. Foi graças à tecnologia, por exemplo, que A Ação do  Coração atravessou o Oceano e chegou à África, a Londres e ao  Vietnam. E nós, que aqui ficamos, acompanhamos tudo! Mas nosso coração precisa mais, muito mais que tecnologia de ponta! Precisa dos pontos que nos unam, uns aos outros, para fazermos da tecnologia ferramentas para o bem! Como uma grande rede, onde os sentimentos levam às ações e essas se capilarizam.

 

É neste sentido de rede, de promover o encontro, de ser um ponto que se propõe a  ligar outros e outros e outros pontos, que a Ação do Coração que trabalhar. E envolver! É tudo muito simples: um coração de tecido, recheado de bons sentimentos. Seria só isto, se não fosse o coração de quem o faz. O coração de quem pensa no outro coração. E o coração de quem recebe! Assim é o amor: movimenta. Leva adiante! Só o amor consegue diluir o não-amor!

 

Às vezes, eu me deparo com pessoas que dizem: “eu gostaria de perdoar, mas não sei se devo. Não sei se posso! Afinal, aquela pessoa me causou tanta dor!” A falta de perdão é cadeia! Aprisiona! E qual é a chave? Qual é a solução? Amar. Amar contra o desamor. Às vezes as pessoas querem, mas não sabem como fazer! Têm medo de se mostrarem frágeis, demonstrarem fraqueza. Mas, forte, forte de verdade, é quem ama! E a Associação Eduardo Furkini, quer ajudar as pessoas a se fortalecerem, através do amor! Há um coração aguardando o seu coração! Tenho certeza que no seu coração há muitos nomes. Pessoas queridas, amadas. Mas pode haver também pessoas que já não estão mais naquele lugar sagrado. E porque muitas pessoas já não estão mais no coração de tantas outras pessoas, nossa sociedade está doente, carente, violenta. Será essa a sociedade que queremos? Será?

 

Este ano, a exemplo do que fizemos em 2013, iremos arrecadar  alimentos para doarmos aos mais necessitados. O amor é sentimento que deve gerar ação concreta! O ano passado, arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos. O amor, expressado em forma de solidariedade, alimentou várias vidas no Sertão do Pajeú, interior de Pernambuco. Não levamos apenas o alimento material, que é importante, essencial. Levamos também o alimento espiritual, falando de tudo o que aconteceu, aqui em Santos e em tantas outras cidades, até que chegasse  aquele momento de estarmos ali. Contamos e ouvimos histórias.  Vimos a felicidade estampada em muitos rostos marcados pelo sofrimento e pelo abandono. Naqueles dias, nós escrevemos, com nossos gestos, uma história bonita, na vida daqueles irmãos.
Este ano queremos mais: vamos arrecadar brinquedos! Vimos, no Serão Nordestino, tantas crianças que, ricas em imaginação, faziam de um pedaço de madeira, o seu brinquedo. Uma lata com um cordão amarrado, o seu carro. Queremos, sim, que essas crianças continuem a ter a imaginação fértil. Mas que possam brincar com outros tipos de brinquedos. Com cores, formatos, que encham de brilho os seus olhos. A beleza encanta a vida! Vamos, pois, levar encantamento às crianças! Não só para aquelas que estão no interior do Nordeste, mas também para as crianças do Vale do Ribeirão, região mais pobre do estado mais rico do pais, que é a nossa  São Paulo .

 

Temos muito trabalho pela frente! Nas oficinas de confecção dos corações, queremos que seja feita a reflexão: o que falta às famílias? Como disse a jornalista Vera Leon , vamos “ materializar um sentimento “ . Assim, no ato de confeccionar o coração de tecido, estaremos com o nosso coração de carne trabalhando em prol das famílias. Será um momento de intercessão! De desejo verdadeiro, de tudo o que é de bom! E quantas coisas boas há em uma pessoa que, voluntariamente, coloca-se a serviço do bem!

 

Há muito trabalho pela frente! Volto a dizer! Mas sei: não estamos sozinhos! Essa história que estamos escrevendo, foi primeiramente escrita no Céu! De que outra forma eu poderia explicá-la, se assim não a entendesse? Por isto sei: não estamos sozinhos! Confiamos plenamente nos voluntários. O amor, eu disse anteriormente, movimenta. Ele nos trará, como trouxe nos dois anos anteriores, um exército do bem! Unidos por um mesmo ideal, tornamo-nos irmãos! Quem sabe, não seja esse o verdadeiro sentido da religião: religar! Reunir! Se assim for, que nosso ato seja inter-religioso. Um espaço para se professar a fé que só faz sentido, se envolver e se deixar envolver pelo outro. Na fraternidade tornamo-nos irmãos.

 

A Associação Eduardo Furkini, ao promover a terceira edição consecutiva da Ação do Coração, clama que  haja paz nos corações e nas famílias! Que o amor encontre um abrigo seguro dentro do coração de cada um de nós! E que esse amor se transforme em atitudes, em gestos concretos.
Família: Coração da Sociedade! Este é o nosso tema e o nosso lema.Levemos, irmãos, gravada na mente e na alma, esta frase: Família: Coração da Sociedade! No dia 02 de Agosto, estaremos juntos, para celebrarmos o Dia do Amor. Quando a Praça de Mauá, no centro desta cidade, estiver repleta de corações, que possamos olhar nos olhos uns dos outros e poder dizer: eu vim porque acredito! Eu vim porque sei que posso contribuir para um mundo melhor, uma sociedade melhor. E porque acredito que a Família é o Coração da Sociedade!

 

Que tenhamos todos nós a força e o desejo do bem-querer, para que o Dia 02 de Agosto, Dia do Amor, que começa a ser trabalhando nesta noite, seja um dia de celebração à vida!

 


Alexandre Camilo
19 de Março 2014
(Dia de São José – Protetor das Famílias)

clique aqui para fazer o download da notícia
19.03.2014

Terceira edição da Ação do Coração é aberta no Teatro Coliseu, em Santos

O Teatro Coliseu, em Santos, foi palco, nesta quarta-feira, do lançamento da terceira edição da Ação do Coração, evento que faz parte do calendário oficial de Santos.

O tema deste ano é Família, Coração da Sociedade. A data da distribuição dos corações, 2 de agosto, é uma homenagem a Eduardo Furkini, falecido em 2011 e irmão do idealizador da ação, Alexandre Camilo.No ano passado, foram distribuídos mais de 100 mil corações artesanais. Cerca de 25 mil pessoas lotaram a Praça Mauá, no Centro da cidade, no grande dia do evento.

16.03.2014

Tema da Ação do Coração 2014 será lançado nesta quarta, dia 20, no Coliseu

Reformado e recém reaberto, o Teatro Coliseu será palco, nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 20h, do lançamento do tema da Ação do Coração 2014. Segundo o presidente da Associação Eduardo Furkini, realizadora do projeto, Alexandre Camilo, “o lançamento foi antecipado por conta do calendário escolar, alterado em virtude da Copa”. Na ocasião, haverá espetáculo de contação de história com Alexandre e convidados.

 

Já a Ação do Coração ocorrerá normalmente em 2 de agosto, num sábado.

A entrada para o lançamento nesta quarta é franca.

15.08.2013

Balanço da Ação do Coração 2013

Quando nos veio a inspiração para o tema Tempo Presente: de doar, de perdoar e de paz, buscamos aprofundar o sentido de cada palavra do que seria o fio condutor da Ação do Coração 2013.

 

O tempo presente é o hoje de nossa história. Tempo de realizarmos e nos realizarmos na felicidade. Felicidade que se realiza quando nos doamos aos irmãos, quando perdoamos as ofensas e estamos em paz, conosco e com o próximo.

 

Tempo de Doar: Repartir, partilhar, doar o que temos, com aqueles que não têm. Tantas necessidades: de uma conversa, um alimento, uma novidade, uma história... Partilhar palavras, partilhar o coração! Todo dia é dia de doar; de dividir; de compartilhar. A partilha nos conecta com a experiência de dividir emoções e sentimentos que nos reporta a diferentes contextos do “ato de doar”. Na Ação do Coração somente na cidade de Santos/SP, foram arrecadados 1.012 quilos de alimentos não perecíveis, ou seja, mais de uma tonelada, 1.726 unidades de roupas, além de 3.162 litros de água/leite.


As roupas e os alimentos serão entregues dia 15 de agosto às 09h30 no Fundo Social de Solidariedade de Santos, a água e o leite serão entregues dia 24 de agosto, no Sertão do Alto Pajeú, no estado de Pernambuco.

 

Tempo de Perdoar: Perdão é decisão! É decisão e é libertação. Sim! Porque quem não perdoa, fica preso a outra pessoa. Fica preso ao momento da injustiça, a mágoa, ao desdém! Todos os dias, é dia do perdão. Dia de reconciliação.
Aprofundando esse tema foram realizadas oficinas nas unidades da Fundação Casa de Guarujá, Mongaguá, Praia Grande I, Praia Grande II e de São Vicente, na Penitenciária Feminina de São Vicente, em aparelhos da Prefeitura de Santos que cuidam de moradores de rua, na Associação Prato de Sopa Monsenhor Moreira e na Missão Salvar Vidas que trata de dependentes químicos.

Tempo de Paz: A Paz é fruto da justiça. A paz é consequência! Fruto de quem se doa, de quem perdoa e de quem ama. Mais do que sentir a paz, você e eu somos chamados a sermos um agente da paz! Paz que é capaz de trazer harmonia e equilíbrio, verdadeiros remédios para acalmar e resolver conflitos. Você, eu, nós - agentes da paz!


Para homenagear as forças de paz no dia 02 de agosto, 12 tendas foram instaladas ao redor da Praça Mauá, em Santos/SP, e em cada tenda foi homenageada uma força de paz: 1 - Marinha do Brasil (Capitania dos Portos de São Paulo);


2 - Exército Brasileiro (1ª Brigada de Artilharia Antiaérea);
3 - Aeronáutica (Núcleo da Base Aérea de Santos);
4 - Polícia Federal (Delegacia de Polícia Federal de Santos);
5 - Polícia Civil (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior - DEINTER 6);
6 - Polícia Militar (6º Batalhão de Polícia Militar do Interior - 6º BPMI);
7 - Polícia Ambiental (3º Batalhão de Polícia Ambiental - 3º BPAMB);
8 - Corpo de Bombeiros (6º Grupamento de Bombeiros - 6º GB);
9 - Corpo de Bombeiros (Grupamento de Bombeiros Marítimo - GBMAR);
10 - Defesa Civil de Santos;
11 - Guarda Municipal de Santos;
12 – Cruz Vermelha.


No interior das tendas militares fardados entregavam os corações para a população, um símbolo de união, de reconciliação e de amor. Mais de cem mil corações de tecidos foram entregues só em Santos. E a Ação do Coração ganhou uma Bandeira. Conquistou sete cidades em quatro países fora do nosso continente. Em Eket, na Nigéria, as imagens e a reportagem de Tatiana Jorge nos emocionam. O mesmo se deu em Dakar, no Senegal, em Londres, na Inglaterra e em Hanói, no Vietnã. No Brasil, além de Santos/SP, Recife/PE e Santa Maria/RS a Ação do Coração mobilizou milhares de pessoas. No Vale do Ribeira/SP, corações confeccionados em várias cidades do Vale foram entregues aos usuários da Rodovia BR116.

 

Animados por este tema e por estas palavras cheias de significado, vamos seguir inspirando e levando para todos aqueles de boa vontade, a lição do coração. Este é o nosso tema. É a nossa missão na Ação do Coração 2013. Só com o coração mergulhado no amor podemos agir seguindo os princípios do amor. E isso foi essencial para aqueles que se sentiram motivados a confeccionar corações. Corações que chegaram onde você não imagina, para pessoas que talvez você nunca irá conhecer. Mas pelo amor e com amor, você pode ter a certeza de que, em algum lugar aonde chegar aquele coração, ele será recebido pela alegria que habita em todo ser. Alegria essa, muitas vezes, silenciada, martirizada, oprimida! Que o coração, que é a sua doação, seja instrumento para libertação!

 

Juntos, hoje sonhamos e construímos o que o amor quer realizar em nós. Por isso, transbordemos! Transbordemos em palavras, gestos e ações. Esse é o convite de hoje, para o dia de hoje! Que ele seja um dia de Ação, no seu Coração!

 


Associação Eduardo Furkini
A Associação Eduardo Furkini – AEF, fundada em 27 de setembro de 2011, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória de José Eduardo Gonçalves, em artes, Eduardo Furkini.
O objetivo social da AEF é atender jovens a partir dos 18 anos por meio de concessão de bolsas de estudos prioritariamente para a formação em profissões ligadas a saúde, turismo, idiomas, contação de histórias, artes e esportes.

 

Histórico
Nesses quase dois anos de atividades, a AEF possibilitou a concessão de bolsas na área da cultura. Foram concedidas vinte bolsas para o curso de narração de histórias e cinco bolsas de incentivo à música. Desse trabalho inicial surgiram os grupos: Semeando Histórias e Quarteto de Cordas Eduardo Furkini, motivo de muita alegria para a AEF.

 

- Grupo Semeando Histórias
O Grupo Semeando Histórias foi criado pela AEF, em maio de 2012. Seu objetivo é levar a arte de narrar histórias às pessoas que são atendidas em instituições como casas de repouso, creches, escolas e hospitais.

 

- Quarteto de Cordas Eduardo Furkini
O Quarteto de Cordas Eduardo Furkini foi formado pela AEF, em setembro de 2012, com o objetivo de oportunizar a formação musical e artística, proporcionando desenvolvimento pessoal e viabilizando a profissionalização de jovens talentos.

 

- Eduardo Furkini
Eduardo Furkini possuía muitas habilidades profissionais. Atuou em vários espetáculos adultos e infantis, performances, filmes e vídeos institucionais. Na década de 1990 a Cia. de Teatro Era Uma Vez que continua ativa e levando o nome de Santos a várias cidades do país.

 

A Ação do Coração é uma iniciativa da Associação Eduardo Furkini não possuindo nenhum vínculo político ou partidário, tampouco religioso.

 

É um movimento para a doação de amor, carinho e respeito ao próximo. Esse movimento é permeado pelo espírito de solidariedade e à medida que foi se tornando conhecido, pessoas de diferentes cidades, estados e países juntaram-se nessa corrente do bem.

 

No ano de 2013 a Ação acontece simultaneamente nas seguintes cidades: Santos/SP, Recife/PE e Santa Maria/RS (Brasil); Londres (Inglaterra); Hanói (Vietnã); Dakar (Senegal); Eket (Nigéria).

 

Antes de levar essa iniciativa para a sua cidade, entre em contato com a Associação Eduardo Furkini detentora dos direitos e da marca da Ação do Coração. Existem critérios rígidos para que a Ação se mantenha com o espírito de ser o que nasceu para ser: “um movimento de doação e amor”.

 

Os recursos necessários para a sua realização foram obtidos com o apoio das empresas que doaram materiais e trabalho. Por trás dessas empresas existem pessoas que acreditam nesse movimento e com sua doação e amor viabilizaram essa Ação. A todos, nosso muito obrigado!

 

Associação Eduardo Furkini – AEF
www.eduardofurkini.org.br
associacaoeduardofurkini@gmail.com

31.07.2013

Ação do Coração ocorre simultaneamente em Santos, Recife, Santa Maria e chega a outros países

Ação do Coração ocorre simultaneamente em Santos, Recife, Santa Maria e chega a outros países

 

A solidariedade que preencheu a Praça Mauá, em Santos, de corações no ano passado, será multiplicada para outros espaços nesta sexta-feira, 2 de agosto, Dia da Ação do Coração. O evento da Associação Eduardo Furkini (AEF) chega ainda esse ano a Santa Maria (RS), Recife (PE), como também em pontos de outros continentes: Londres (Inglaterra), Hanoi (Vietnã) e em orfanatos no Senegal e na Nigéria. Em 2012, 26 mil pessoas se reuniram no encontro e mais de 60 mil corações foram confeccionados de forma artesanal pela sociedade. Para esta edição, em Santos, já foram confeccionados mais de 40 mil. A entrega dos corações, para quem for do município paulista, deve ser feita até quarta, dia 31 de julho, nos postos de arrecadação, listados no site www.acaodocoracao.com.br.

 

O idealizador do evento, Alexandre Camilo, afirma: “Esperamos que, durante esse período, as pessoas reflitam sobre suas atitudes, pois é o ‘tempo presente: de perdoar, de doar, de paz’”, parafraseando o atual tema da campanha. Sua mãe Regina Gonçalves, presidente da AEF, emociona-se: “Eu só tenho a agradecer aos santistas, por aceitarem levar tanto amor e carinho para dentro e fora da Cidade”.

 

Já a voluntária Sílvia Maria Papa se comove com a chegada da Ação em Santa Maria: “Viúvas são aquelas que perdem os maridos, órfãs são aquelas que perdem os pais, mas como chamamos aquelas que perdem os filhos? É uma dor tão indescritível. Espero levar a esperança para as mães e familiares das vítimas de lá”. Por sua vez, o embaixador Marcelo Quintela promoverá oficinas de costura em orfanatos no Senegal e na Nigéria. “lá, eles começaram uma oficina de confecção, de modo que crianças cristãs e muçulmanas troquem corações”.

 

Itinerário na Praça Mauá, em Santos

 

Dia 02 de agosto - Distribuição dos Corações

 

Local: Praça Mauá - Centro Histórico - Santos/SP
Ingresso: Gratuito para todas as atividades

 

11h40 – Apresentação Letícia Henrique e Rodrigo Martinez

11h55 – Concentração – Alegria, Fé e Esperança em três corações

12h – A tradicional sirene do Jornal A Tribuna fará uma homenagem a Ação do Coração, prolongando o seu toque neste dia, dando início a Ação

12h02 – Apresentação da Orquestra do Instituto Pão de Açúcar - Regência de Renata Jaffé

12h30 – Saudação de Coração - Regina Assunção, Presidente de Honra da
Associação Eduardo Furkini - AEF, Paulo Alexandre Barbosa, Prefeito de Santos,
Inês Barbosa, Presidente do Fundo Social de Solidariedade,
e a atriz Claudia Alonso saúdam o público

12h40 – Três Canções de Coração para Eduardo Furkini - Coral Infantil da Associação Veredas e da Escola de Música Katia Boccato -
Regência de André Heryson - Pianista Suelen Arcanjo

12h50 – Sete Notas Musicais para Sete Cidades do Coração
com o saxofonista Caio Mesquita

13h – Um grande tapete de corações cobrirá o chão da Praça Mauá e 12 tendas simbolizando os 12 meses do ano estarão ao redor da praça. Em cada uma delas, será homenageada uma força de paz. No seu interior, três representantes de cada corporação mais os voluntários da AEF farão a entrega de dois corações para cada pessoa,
um para si e outro para presentear alguém querido.
No local, voluntários orientarão a circulação do público

14h – O Remédio do Amor - A apresentação do cantor Sebastian marcará a saída dos atores da Cia de Teatro Era Uma Vez e dos voluntários da AEF para doar corações
aos enfermos internados nos hospitais

14h30 – Caminhada do Coração - O público será convidado a seguir caminhando em direção ao Santuário Santo Antônio do Valongo carregando corações e espalhando amor pelas ruas de Santos, ao som de Didi Gomes e Ayrton do Violão
Itinerário: Saída da Praça Mauá, seguindo pela rua General Câmara, em direção à rua do Comércio, terminando no  Santuário Santo Antônio do Valongo - Largo Marquês de Monte Alegre, 13 - Centro Histórico - Santos/SP

15h – Paz no Coração - Ato Inter-Religioso no interior do Santuário.
Representantes de diferentes religiões, unidos de coração, com um único objetivo: A Paz.
Local: Largo Marquês de Monte Alegre, 13 Centro Histórico - Santos/SP

15h30 – Encerramento - Gratidão que vem do Coração, com Alexandre Camilo e o Quarteto de Cordas Eduardo Furkini, formado por bolsistas da AEF

 

Ação do Coração. Criada em 2012, a iniciativa de Alexandre Camilo foi uma oportunidade de estimular a solidariedade da população e também de homenagear seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Durante o mês de julho, as pessoas concretizavam sua generosidade ao confeccionar e doar corações de tecido em postos de arrecadação. No dia 2 de agosto, ao meio-dia, a Praça Mauá estava tomada por 60 mil corações, distribuídos para as 26 mil pessoas presentes. Tal gesto marcante da caridade do povo santista resultou na inclusão do Dia da Ação do Coração no calendário oficial da Cidade.

 

Associação Eduardo Furkini (AEF). A AEF atende a jovens com idade, à partir dos 18 anos, através de concessão de bolsas de estudos prioritariamente para a formação em profissões ligadas a primeiros socorros, turismo, idiomas, música, contação de histórias e esportes. Para viabilizar a concessão dessas bolsas, são buscadas parcerias com instituições de ensino e também doações de recursos de pessoas físicas e/ou jurídicas.

 

18.07.2013

Postos de Arrecadação

Postos de Arrecadação:

 

Museu do Café
Rua XV de Novembro, 95 – Centro

 

Jornal A Tribuna
Rua João Pessoa, 129 – Centro

 

Prefeitura Municipal de Santos
Praça Mauá, s/n – Centro

 

Palácio Saturnino de Brito (Sede da Sabesp)
Av. São Francisco, 128 – Centro

 

Grão Pimenta
Rua Riachuelo, 43 - Centro

 

Fundo de Solidariedade de Santos
Av. Conselheiro Nébias, 388 - Vila Matias

 

Rental Festa
Av. Washington Luiz, 102 - Vila Matias

 

Posto Portal – Santa Casa
Av. Dr. Cláudio Luiz da Costa, 291 – Jabaquara

 

Clínica Fofolete
Av. Bernardino de Campos, 75 - Vila Belmiro

 

Jornal da Orla
Rua Timbiras, 16 – Gonzaga

 

Shopping Parque Balneário
Av. Ana Costa, 549 – Gonzaga

 

Jornal Boqnews
Av. Pedro Lessa, 3076 cj 81 - Embaré

 

Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Boqueirão

 

SESC Santos
Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida

 

A Roca
Rua Alexandre Martins. 47/49 - Aparecida

 

Centro Esportivo e Recreativo Eng. José Rebouças
Praça Eng. José Rebouças - Ponta da Praia

 

Ambulatório de Especialidades Médicas Seambesp Zona Noroeste
Rua Profº Luiz Gomes Cruz, s/n, ao lado do Hospital Arthur Domingues Pinto

 

TV Tribuna
Av. Antonio Emmerick, 1373 - Jardim Três Estrelas – S. Vicente

 

Santuário Santo Antônio do Valongo
Largo Marquês de Monte Alegre, s/n – Centro

 

Copiadora Mauá
Praça Mauá, 28 - Centro

 

Ao Pharmacêutico
Rua Galeão Carvalhal, 38 – Gonzaga

 

Estação da Cidadania
Av. Ana Costa, 340 (em frente ao supermercado Extra)

11.07.2013

Didi Gomes e Ayrton do Violão fazem o show 'A Voz do Coração' neste dia 14

 

Celebrando a Ação do Coração de 2013, a Associação Eduardo Furkini promove o show 'A Voz do Coração' de Didi Gomes e Ayrton do Violão, neste domingo (14/jul), às 15h30, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15/Santos). No palco, pai e filha prometem emocionar a plateia com clássicos do choro, do samba e do MPB. Em seguida, haverá a oficina de confecção de corações de tecido no local. Entrada franca.

 

Em Santos, a campanha da Ação do Coração de 2013 culmina no próximo dia 2, com a distribuição de corações tanto na Praça Mauá, quanto nas escolas da rede municipal de ensino. Por isso, neste mês, haverá pontos de coleta tanto para corações, quanto para alimentos não-perecíveis e agasalhos, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. Além do próprio Fundo, os locais de arrecadação são: a Ilha de Conveniência do Boqueirão, o Parque José Rebouças, o Sesc-Santos, a Pinacoteca Benedicto Calixto, o Shopping Parque Balneário e o Museu do Café.

 

Ação do Coração. Criada em 2012, a iniciativa de Alexandre Camilo foi uma oportunidade de estimular a solidariedade da população e também de homenagear seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Durante o mês de julho, as pessoas concretizavam sua generosidade ao confeccionar e doar corações de tecido em postos de arrecadação. No dia 2 de agosto, ao meio-dia, a Praça Mauá estava tomada por 60 mil corações, distribuídos para as 26 mil pessoas presentes. Tal gesto marcante da caridade do povo santista resultou na inclusão do Dia da Ação do Coração no calendário oficial da Cidade.

 

Associação Eduardo Furkini (AEF)é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória de nosso saudoso José Eduardo Gonçalves, em artes, Eduardo Furkini, uma pessoa cativante e possuidora de múltiplas capacidades (consulte a aba motivação).

A AEF atende a jovens com idade, à partir dos 18 anos, através de concessão de bolsas de estudos prioritariamente para a formação em profissões ligadas a primeiros socorros, turismo, idiomas, música, contação de histórias e esportes. Para viabilizar a concessão dessas bolsas, são buscadas parcerias com instituições de ensino e também doações de recursos de pessoas físicas e/ou jurídicas."

10.07.2013

Programação Ação do Coração 2013

Confira nossa programação:

Oficinas: Uma Boa Intenção, Uma Ação, Um Coração!

 

Museu do Café
Data: 05, 12, 19 e 26 de julho.
Horário: das 15h00 às 17h00

 

Pinacoteca Benecdito Calixto
Data: 07, 14, 21 e 28 de julho.
Horário: das 16h00 às 18h00

 

Centro de Atividades da Associação Eduardo Furkini - Ilha do Coração
Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº - Boqueirão.
Segunda a Sexta, das 09h30 às 17h00.
Sábados e Domingos, das 14h00 às 18h00.

 

Shopping Parque Balneário
Diariamente, das 15h00 às 21h00

 

Mostra Fotográfica “Ação do Coração Em Exposição”


Palácio Saturnino de Brito (Sede da Sabesp)
Av. São Francisco, 128 – Centro/Santos.
Terça a Domingo e feriados, das 11h00 às 17h00
Entrada Franca

 

Apresentações Artísticas
Espetáculo “Palavras do Coração”
Texto e Direção: Alexandre Camilo com o acompanhamento musical a pianista Marcita Mendonça.

 

Dia: 07 de julho
Horário: 18h00
Local: Teatro Guarany
Ingresso: 01 litro de água mineral e/ou 01 litro de leite longa vida.

 

Dia: 21 de julho
Horário: 16h00
Local: Teatro Municipal Brás Cubas
Ingresso: 01 quilo de alimento não perecível.

 

Quarteto de Cordas Eduardo Furkini
Datas: 06, 13, 20 e 27 de julho.
Horário: 16h00
Local: Centro de Atividades da Associação Eduardo Furkini - Ilha do Coração
Av. Bartolomeu de Gusmão s/nº - Boqueirão.

 

“A Voz do Coração” Didi Gomes, Ayrton do Violão & Chorões Santistas.
Datas: 07, 14, 21 e 28 de julho.
Horário: 15h30
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto

06.07.2013

Ação do Coração chega a outros países

 

A solidariedade que preencheu a Praça Mauá, em Santos, de corações no ano passado, será multiplicada para outros espaços em 2 de agosto, Dia da Ação do Coração. O evento da Associação Eduardo Furkini (AEF) se repete esse ano em Santa Maria (RS), Recife (PE), como também em pontos de outros continentes, como Londres (Inglaterra), Hanoi (Vietnã) e em orfanatos no Senegal e na Nigéria. Em 2012, 26 mil pessoas se reuniram no encontro e mais de 60 mil corações foram confeccionados de forma artesanal pela sociedade.

 

O idealizador do evento, Alexandre Camilo, afirma: “Esperamos que, durante esse período, as pessoas reflitam sobre suas atitudes, pois é o ‘tempo presente: de perdoar, de doar, de paz’”, parafraseando o atual tema da campanha. Sua mãe Regina Gonçalves, presidente da AEF, emociona-se: “Eu só tenho a agradecer aos santistas, por aceitarem levar tanto amor e carinho para dentro e fora da Cidade”.

 

Já a voluntária Sílvia Maria Papa se comove com a chegada da Ação em Santa Maria: “Viúvas são aquelas que perdem os maridos, órfãs são aquelas que perdem os pais, mas como chamamos aquelas que perdem os filhos? É uma dor tão indescritível. Espero levar a esperança para as mães e familiares das vítimas de lá”. Por sua vez, o embaixador Marcelo Quintela promoverá oficinas de costura em orfanatos no Senegal e na Nigéria. “lá, eles começaram uma oficina de confecção, de modo que crianças cristãs e muçulmanas troquem corações”.

 

Ação do Coração. Criada em 2012, a iniciativa de Alexandre Camilo foi uma oportunidade de estimular a solidariedade da população e também de homenagear seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Durante o mês de julho, as pessoas concretizavam sua generosidade ao confeccionar e doar corações de tecido em postos de arrecadação. No dia 2 de agosto, ao meio-dia, a Praça Mauá estava tomada por 60 mil corações, distribuídos para as 26 mil pessoas presentes. Tal gesto marcante da caridade do povo santista resultou na inclusão do Dia da Ação do Coração no calendário oficial da Cidade.

 

Associação Eduardo Furkini (AEF). É uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória do saudoso artista Eduardo Furkini. A AEF atende a jovens na faixa etária dos 18 aos 25 anos concedendo bolsas de estudos para a formação nas áreas de saúde (primeiros socorros), turismo, idiomas, teatro (contação de histórias) e esportes. Para viabilizar a concessão dessas bolsas, são buscadas parcerias com instituições de ensino e doações de recursos de pessoas físicas e/ou jurídicas.

04.07.2013

‘Palavras do Coração’ encanta o Teatro Guarany neste domingo

 

Valores como o amor e a solidariedade são partilhados pela Associação Eduardo Furkini com o espetáculo “Palavras do Coração”, que será encenado neste domingo, às 18 horas, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico/Santos). O evento faz parte da campanha da Ação do Coração de 2013, que ocorre no próximo dia 2 tanto em Santos, quanto em outros municípios do Brasil e do mundo. A entrada é um litro de água mineral ou de leite longa vida ou um quilo de alimento não perecível.
A encenação é dirigida e interpretada pelo ator Alexandre Camilo: “A ideia surgiu como homenagem ao Eduardo Furkini, que era um apaixonado pela arte de contar histórias. Escolhemos histórias que ele gostava. E estamos acrescentando novas histórias este ano”, diz Alexandre, irmão de Eduardo. “Essas histórias são contos de superação, de coragem, contos onde o amor incondicional está presente. Amor que ultrapassa qualquer fronteira, inclusive a da morte. É aquele amor que supera tudo”, destaca.

Ação do Coração. Criada em 2012, a iniciativa de Alexandre Camilo foi uma oportunidade de estimular a solidariedade da população e também de homenagear seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Durante o mês de julho, as pessoas concretizavam sua generosidade ao confeccionar e doar corações de tecido em postos de arrecadação. No dia 2 de agosto, ao meio-dia, a Praça Mauá estava tomada por 60 mil corações, distribuídos para as 26 mil pessoas presentes. Tal gesto marcante da caridade do povo santista resultou na inclusão do Dia da Ação do Coração no calendário oficial da Cidade.


Associação Eduardo Furkini (AEF). É uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória do saudoso artista Eduardo Furkini. A AEF atende a jovens na faixa etária dos 18 aos 25 anos concedendo bolsas de estudos para a formação nas áreas de saúde (primeiros socorros), turismo, idiomas, teatro (contação de histórias) e esportes. Para viabilizar a concessão dessas bolsas, são buscadas parcerias com instituições de ensino e doações de recursos de pessoas físicas e/ou jurídicas.

30.06.2013

Chega o "Tempo presente: de doar, de perdoar, de paz" da Ação do Coração

 

Esse é o tema do evento em 2013 que ocorre em Santos e outros municípios do Brasil e do mundo

 

A partir desta segunda-feira, os municípios de Santos, Recife (PE) e Santa Maria (RS) viverão um "Tempo presente: de doar, de perdoar, de paz". Trata-se do tema da Ação do Coração de 2013, realizada pela Associação Eduardo Furkini (AEF). O evento também será realizado por mais brasileiros em outros países, como Senegal, Nigéria, Vietnã e Inglaterra.

 

Em Santos, a iniciativa que estimulou o afeto entre as pessoas confeccionando e partilhando corações de tecido no ano passado, dessa vez também incentivará a doação de alimentos não-perecíveis e roupas, que serão revertidos ao Fundo Social de Solidariedade (FSS). Os postos de arrecadação serão a Central de Informações Turísticas - Ilha de Conveniência do Boqueirão, o Sesc-Santos, o Museu do Café, o FSS e o Shopping Parque Balneário.

 

Para celebrar este período de doações, será inaugurado o Centro de Atividades da AEF "Ilha do Coração" na Ilha de Conveniência (Praia do Boqueirão), nesta segunda-feira. O espaço estará aberto de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17 horas, e nos fins de semana, das 14 às 18 horas, com oficinas diárias de confecção de corações de tecido. Também nesta segunda-feira, abre-se a oficina de confecção "Uma Boa Intenção, Uma Ação e Um Coração", no Shopping Parque Balneário, que funcionará diariamente, da 15 às 21 horas.

 

Já na quinta-feira, a mostra fotográfica "Ação do Coração Em Exposição", com registros do evento em 2012, estará no Palácio Saturnino de Brito (Rua São Francisco, 128/Santos). A visitação é gratuita de terça a domingo, das 11 às 17 horas.

 

Encerrando as atrações desta semana, será encenado o espetáculo "Palavras do Coração", neste domingo, às 18 horas no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100/Santos). A peça tem direção e texto do ator Alexandre Camilo, que contracena no palco com a pianista Marcita Mendonça. Trata-se de uma coletânea de histórias que inspiram o público à reflexão. A entrada é uma garrafa de um litro de água mineral ou um litro de leite 'longa vida', que serão destinado para o projeto S.O.S Religar, que atende comunidades vitimadas pela seca em Pernambuco.

 

Ação do Coração. Criada em 2012, a iniciativa de Alexandre Camilo foi uma oportunidade de estimular a solidariedade da população e também de homenagear seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Durante o mês de julho, as pessoas concretizavam sua generosidade ao confeccionar e doar corações de tecido em postos de arrecadação. No dia 2 de agosto, ao meio-dia, a Praça Mauá estava tomada por 60 mil corações, distribuídos para as 26 mil pessoas presentes. Tal gesto marcante da caridade do povo santista resultou na inclusão do Dia da Ação do Coração no calendário oficial da Cidade.

 

Associação Eduardo Furkini (AEF). É uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória do saudoso artista Eduardo Furkini. A AEF atende a jovens na faixa etária dos 18 aos 25 anos concedendo bolsas de estudos para a formação nas áreas de saúde (primeiros socorros), turismo, idiomas, teatro (contação de histórias) e esportes. Para viabilizar a concessão dessas bolsas, são buscadas parcerias com instituições de ensino e doações de recursos de pessoas físicas e/ou jurídicas.

13.06.2013

Ação do Coração será realizada em três Estados

Tempo presente: de doar, de perdoar, de paz - com este tema, foi lançada, quinta-feira (13), a segunda edição da Ação do Coração, em Santos S.P Trata-se de um movimento promovido pela Associação Eduardo Furkini, organização não-governamental sediada em Santos. Além de ocorrer na cidade do litoral paulista, a Ação do Coração, este ano, conquistou outros espaços e será realizada, também, nas cidades de Santa Maria (Rio Grande do Sul) e Recife (Pernambuco).

 

“A Ação do Coração não é mais somente de Santos. É do mundo. Que ela cresça, levando amor aos corações”, comemorou Regina Gonçalves, mãe do ator Eduardo Furkini, idealizador do movimento. Eduardo faleceu subitamente, em agosto de 2011, sem ter concretizado o seu desejo. E foi para transforma a dor da perda de um ente querido em amor, que os parentes e amigos fundaram a Associação Eduardo Furkini, presidida por Regina Gonçalves. “O Dia do Amor é uma realidade que faz parte do calendário oficial de Santos. Foi instituído através da lei 2.884, em 2012. A lei é um reflexo da Ação do Coração, que levou à Praça Mauá, no coração de Santos, mais de 20 mil pessoas. Uma multidão que ali, irmanadas de bons pensamentos. Em paz e com alegria. Nós paramos a cidade. Ou melhor: nós movimentamos a cidade, em função do amor”, comentou. No mês de junho do ano passado, milhares de pessoas do Brasil e de outros países confeccionaram mais de 60 mil corações de tecido. Um público diversificado, incluindo 12 líderes religiosos de diferentes credos, participou do evento que levou também alegria e ânimo a três hospitais de Santos. “ Nós levamos corações e renovamos a esperança e a alegria de enfermos e de trabalhadores dos hospitais (Santa Casa; Beneficência Portuguesa e Hospital Guilherme Álvaro).

 

A campanha para a confecção dos corações será deflagrada próximo dia 13. Para o coordenador geral do movimento, o ator Alexandre Camilo, é um estágio importante da Ação. “Assim, vamos aos poucos preparando para o grande dia, que em 2 de agosto. A partir da  próximo quinta-feira, as três cidades do Sul, Sudeste e do Nordeste que abraçaram o sonho de Eduardo Furkini estarão unidas, literalmente, pelo coração!”, comera Camilo. O ator explica que toda e qualquer pessoa pode participar da Ação do Coração. “Basta confeccionar os corações e entregá-los para serem doados, em agosto. Ao confeccionar os corações, deve-se desejar que quem vai receber os corações, sinta paz, amor, alegria e outros bons sentimentos, como a gratidão. Simples assim, como o próprio amor!”, argumenta. Os pontos de coleta em cada Estado serão divulgados no lançamento da campanha.

 

A Ação do Coração lembra Camilo, foi uma idéia de Eduardo Furkini, quando os dois estavam em Viena e passaram na frente de uma catedral, onde o chão estava coberto por corações, à disposição dos passantes. “Lembro que o Eduardo apanhou um coração e disse que queria levar aquela campanha para o Brasil. Foi apenas um coração, para servir de modelo. Hoje, eles são milhares espalhados pelo Brasil e até em outros países. Para este ano, queremos muito mais!”, idealiza. Todo o processo da Ação do Coração 2012 – desde as oficinas ao ato ecumênico - está registrado em fotografias, que foram expostas no SESC de Santos em dezembro do ano passado. A história da dor transformada em amor, que hoje transborda para além de Santos, pode ser conhecida também no  livro O Dia do Amor – Diário da Ação do Coração, à venda na Associação Eduardo Furkini.

 

Associação Eduardo Furkini

 

Amor que movimenta. Amor que eleva e que gera bons resultados. Este é o propósito da Associação Eduardo Furkini, organização que nasceu da dor, para se transformar em reflexos do amor.  Fundada em 02 de setembro de 2012 (um mês após a passagem de  Eduardo Furkini), amigos e familiares resolveram que a memória daquele que amava as artes, não poderia ficar no passado. E foi assim, que nasceu a Associação. Após um ano desde a sua fundação, a Associação viabilizou que 25 jovens pudessem estudar e se desenvolver na área de Artes. Hoje, realizam sessões de contação de histórias em creches, asilos, escolas e hospitais. A criação do Quarteto de Cordas Eduardo Furkini é outro projeto da Associação, que possibilitam jovens a estudarem e a desenvolverem os dons musicais. Foi esta a maneira que familiares e amigos de Eduardo Furkini encontraram de continuar dando vida aos desejos do ator, que tanto amou a vida!

13.06.2013

Ação do Coração de 2013 será lançada nesta quinta-feira no Teatro Guarany

Neste ano, o evento ocorrerá em três municípios e incentivará o valor da generosidade
“Tempo presente: de doar, de perdoar, de paz” é o tema da próxima campanha Ação do Coração. A iniciativa que estimulou o afeto entre as pessoas em 2012, esse ano também incentivará o valor da generosidade com aqueles em situação de vulnerabilidade social.


A Associação Eduardo Furkini (AEF) convida a todos para celebrarem o lançamento da campanha nesta quinta-feira (13), às 17 horas, no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100/Santos). A entrada é 1 Kg de alimento não-perecível. Amanhã, a entidade detalhará a Ação do Coração que, no próximo dia 2 de agosto, ocorrerá simultaneamente em Santa Maria (RS) e Recife (PE).


“A Ação do Coração não é só mais de Santos, é de todo o Brasil. Que ela sempre cresça levando bons sentimentos às pessoas”, estima Regina Gonçalves, presidente da AEF e mãe de Eduardo. Por sua vez, seu outro filho, Alexandre Camilo, explica como participar do evento: “Ao confecicionar os corações, deve-se desejar que quem vai recebê-los, sintam paz, alegria e gratidão. Simples assim, como o próprio amor!”
Logo no início da campanha, estarão abertas as vagas para monitores voluntários acima de 16 anos que desejarem trabalhar na infra-estrutura do evento. Confira abaixo ou em nosso site (http://acaodocoracao.org.br/) os pontos de inscrição entre os dias 13 e 16 de junho:


13/jun – das 15h às 17h – Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100/Santos);
13 e 14/jun – das 9h às 17h – Fundo Social de Solidariedade (Av. Cons. Nébias, 388/Santos);
13 e 14/jun – das 9h às 12h e das 15h às 20h – Unimonte (R. Comendador Martins, 52, Sala 8/B12);
15 e 16/jun – das 9h às 12h e das 14h às 17h – Central de Informações Turísticas (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/nº, praia do Boqueirão).


Ação do Coração. Criada em 2012, a iniciativa de Alexandre Camilo foi uma oportunidade de estimular a solidariedade da população e também de homenagear seu irmão, Eduardo Furkini, que faleceu em decorrência de problemas cardíacos. Durante o mês de julho, as pessoas concretizavam sua generosidade ao confeccionar e doar corações de tecido em postos de arrecadação. No dia 2 de agosto, ao meio-dia, a Praça Mauá estava tomada por 60 mil corações, distribuídos para as 26 mil pessoas presentes. Tal gesto marcante da caridade do povo santista resultou na inclusão do Dia da Ação do Coração no calendário oficial da Cidade.


Associação Eduardo Furkini (AEF). É uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória do saudoso artista Eduardo Furkini. A AEF atende a jovens na faixa etária dos 18 aos 25 anos concedendo bolsas de estudos para a formação nas áreas de saúde (primeiros socorros), turismo, idiomas, teatro (contação de histórias) e esportes. Para viabilizar a concessão dessas bolsas, são buscadas parcerias com instituições de ensino e doações de recursos de pessoas físicas e/ou jurídicas.

18.03.2013

19/03: Caio Mesquita fará participação no espetáculo Palavras do Coração em homenagem a Eduardo Furkini

2 de agosto de 2012. A cidade de Santos foi o marco de um movimento jamais visto. Mais de 26 mil pessoas estiveram presentes e quase 60 mil corações colocados na Praça Mauá, na primeira Ação do Coração, iniciativa criada por Alexandre Camilo em homenagem ao falecido irmão, Eduardo Furkini, e cuja data foi sancionada em Lei Municipal para fazer parte do calendário oficial santista.
 

Eduardo completaria 40 anos neste dia 19. Para homenagear o irmão, Alexandre Camilo fará uma apresentação especial do espetáculo “Palavras do Coração”, na terça (19), a partir das 20h, no Teatro Coliseu, com entrada franca. O ator contará histórias ao lado da musicista Marcita Mendonça e do Quarteto de Cordas Eduardo Furkini. Também está confirmada uma participação do saxofonista Caio Mesquita. Os ingressos poderão ser retirados no dia, na bilheteria do teatro, a partir das 12h. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos. O evento também serve para lançar o novo site da Associação Eduardo Furkini.
 

Sobre a Associação Eduardo Furkini:

A Associação Eduardo Furkini AEF, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que nasceu do desejo de manter viva e perpetuar a memória de nosso saudoso José Eduardo Gonçalves, em artes, Eduardo Furkini, uma pessoa cativante e possuidora de múltiplas capacidades (consulte a aba motivação). A AEF atende a jovens na faixa etária dos 18 aos 25 anos através de concessão de bolsas de estudos prioritariamente para a formação em profissões ligadas a primeiros socorros, turismo, idiomas, contação de histórias e esportes. Para viabilizar a concessão dessas bolsas, são buscadas parcerias com instituições de ensino e também doações de recursos de pessoas físicas e/ou jurídicas.
 

Sobre Alexandre Camilo:

Alexandre Camilo é formado em Artes Cênicas, pós-graduado em Teatro Brasileiro, consultor de RDH (Recursos Humanos Dramatizados), dramaturgo ator e diretor. Desde o início de sua carreira, Camilo dedicou ao teatro sua didática. Especializou-se em comunicação. Estudou a aplicação do teatro na educação, psicodrama e P.N.L. (Programação Neurolinguística).

Entre os vários cursos que frequentou, pode-se destacar o Método do Ator, ministrado pelo diretor de teatro Antunes Filho, no CPT – SP/SP, Reeducação do Movimento, com o coreógrafo e educador corporal Ivaldo Bertazzo e a Arte da Narração no Processo Formativo de Educadores Artistas, com a Profa. Dra.Regina Machado, na ECA/USP. Como consultor de empresas, Camilo trabalha a comunicação e a liderança dentro do ambiente corporativo. De forma dinâmica e utilizando recursos teatrais, para um melhor entendimento da plateia, encena e convida o público a refletir através de exercícios e histórias. Esse método lúdico tem gerado resultados impressionantes já que os participantes absorvem o conteúdo de forma direta, aplicando as técnicas no dia a dia.
 

Escreveu e dirigiu diversos espetáculos adultos e infantis. É professor convidado do curso de Pós-Graduação em Educação Lúdica do Instituto Superior de Educação Vera Cruz e desenvolve na Escola de Artes da Serasa Experian o módulo de Comunicação no Mundo Corporativo. Criou diversos espetáculos e performances temáticas, além de treinamentos para empresas e indústrias em todo o território nacional. Em sua carteira de clientes constam, dentre outras, as empresas: Santander, Petrobras, Bunge, TAM, H. Melillo, CECRES, Nestlé, Carbocloro,AES Brasil e Kimberly-Clark, Natura, entre outras.
 

É membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais – SBAT, do Instituto Cultural Vasco Carmano Gonçalves – I.C.V.C., Presidente da Associação Eduardo Furkini e sócio da Cia. De Teatro Era Uma Vez…, que está há 23 anos em atividade.

25.12.2012

Nova logomarca da Ação do Coração é lançada na Ação de Graças do Valongo, na Véspera de Natal

Nesta segunda-feira (24), Véspera de Natal, Santos ganhou um presente. Durante a Ação de Graças na Missa de Natal, no Santuário Santo Antônio do Valongo, a presidente de Honra da Associação Eduardo Furkini, Regina Conceição Assunção Gonçalves, entregou ao Frei André Becker, Reitor do Santuário, um quadro com a nova logomarca daAção do Coração. A nova arte, iniciada por Adalberto Nascimento e finalizada pelo designer gráfico Betinho Neto, traz a frase “Santos, Cidade do Amor“ e a mureta dos canais.
 

O objetivo, segundo Alexandre Camilo, “é que, a partir de agora, toda vez que falarmos da Ação do Coração, vamos enfatizar que nossa cidade é a terra do Amor e esse amor deve se espalhar pelo mundo – por isso a inclusão da Bandeira Nacional na assinatura”, explica. “Esse movimento só esta começando! No ultimo dia 19, no SESC Santos, o prefeito João Paulo Tavares Papa sancionou a Lei que coloca o Dia da Ação do Coração no calendário oficial da cidade”, lembra. Essa foi a primeira vez que uma lei foi sancionada fora do Palácio do Governo. Um quadro igual ao que o Frei Becker recebeu será entregue ao Prefeito Papa e ao prefeito eleito Paulo Alexandre Barbosa no próximo dia 01 de Janeiro.


Segundo Alexandre Camilo, o Santuário do Valongo foi escolhido para o lançamento da logomarca “por que o local está ligado intimamente à nossa historia, de Santos – a igreja data de 1640 – e também à historia da Associação Eduardo Furkini”, ressalta. Foi nesse Santuário que Eduardo interpretou seu ultimo papel, Antonio um Santo Homem. “Foi também nesse Santuário que lançamos a Associação Eduardo Furkini, na missa de 30 dias de sua passagem e, neste espaço, usei pela primeira vez o coração que se tornaria símbolo da Ação do Coração. Por esses motivos não haveria um local mais apropriado e nem um dia mais adequado do que o Natal para presentear todos os santistas”, conclui Alexandre Camilo.


A programação da Ação do Coração segue com a exposição de fotos no Sesc Santos até 27 de janeiro, de terça a sexta, das 15h às 21h, e sábado e domingo, das 13h às 18h30, com 56 imagens feitas por 17 fotógrafos renomados. Em 26 de janeiro, aniversário da cidade, ocorre o lançamento do livro “O Dia do Amor, Diário da Ação do Coração”.

21.12.2012

Prefeito Papa sanciona Lei Instituindo o Dia da Ação do Coração no lançamento da Ação do Coração em Exposição

Nesta quarta-feira, dia 19, ocorreu a abertura da “Ação do Coração em Exposição”, no SESC Santos. O evento contou com apresentação do Quarteto de Cordas  Eduardo Furkini e coquetel de lançamento. Mas, a grande novidade da noite foi a presença do Prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, que sancionou, pela primeira vez em seu mandato, fora do passo municipal, a lei 2.884, que inclui o dia 2 de agosto, quando ocorre a Ação do Coração, no calendário oficial do município.
 

“Vivemos em um mundo cada vez mais difícil, que necessita de amor. E a Ação do Coração leva amor às pessoas, transforma o mundo em algo melhor”, ressaltou. A solenidade, realizada no auditório do Sesc, teve execução do hino nacional brasileiro. O Prefeito assinou a Lei em frente ao público presente.
 

A mostra tem 56 fotos da Ação do Coração que, em 2 de agosto deste ano, reuniu mais de 26 mil pessoas e quase 60 mil corações na Praça Mauá. A exposição fica no foyer do teatro do Sesc e vai até o dia 27 de janeiro, com entrada franca, de domingo a sábado, sempre das 15h às 21h.
 

Informações da Ação do Coração e da Associação Eduardo Furkini: http://www.eduardofurkini.org.br/

Voltar