Ação do Coração reflete saúde física, emocional e espiritual em 2017

Ação do Coração reflete saúde física, emocional e espiritual em 2017

Surgida como uma homenagem ao ator santista Eduardo Furkini, em 2012, a Ação do Coração é uma celebração de amor, de esperança, de fé e de doação que reúne milhares de pessoas em diversos lugares do Brasil e em outros países, sempre no dia 2 de agosto – conforme Lei Municipal 2.884 de 19 de dezembro de 2012.

Foi criada e é realizada pela Associação que leva o nome do ator. Este ano, o projeto tem como tema “Saúde, Coração e Ação”, dividido em três esferas:

“músculo coração” – o evento contará com médicos aferindo pressão, testes de glicemia, nutricionistas. “Vamos refletir os cuidados que devemos ter como, por exemplo, a prática de esportes”, explica o ator e presidente da Associação Eduardo Furkini,Alexandre Camilo.

A segunda esfera é a “saúde emocional do coração” – “O lugar onde trabalhamos perdão. Coração é lugar de alegria. Se ele abriga mágoa e tristeza, faz com que a pessoa fique doente”, explica Camilo.

Já o terceiro estágio trabalhado no tema dessa edição é o “coração espiritual” – “Temos conexão com algo superior, não importa sua religião, Deus é amor”, completa o artista.

A Ação do Coração acontecerá, como é tradição, na Praça Mauá, em 2 de agosto, uma quarta-feira, a partir das 11h, quando ocorre a distribuição em praça pública dos corações confeccionados. Esse momento une dezenas de milhares de pessoas em um ato interreligioso pela paz, pela união dos povos e principalmente pela vida. Acontecerão ainda shows e intervenções artísticas em palco montado em frente ao Paço Municipal.

Durante a Campanha há uma grande mobilização, quando as pessoas reúnem-se para confeccionar corações de tecido de várias cores e tamanhos, recheados com uma boa intenção, além de fazerem doações de materiais que são destinadas a instituições de auxílio e caridade, Organizações Não Governamentais e Secretaria de Ação Social do município participante.

Nesse período, também acontecem alguns eventos que visam contribuir para a arrecadação de alimentos e brinquedos destinados posteriormente a instituições filantrópicas e hospitais da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

AGENDA:  

1ª Caminhada do Coração
Quem quiser participar do evento poderá ir com camiseta branca e um coração de tecido na mão. Esse ano, o foco da ação também trata da saúde do coração em seu sentido físico. Por isso, haverá aula de fitdance com o instrutor Nego Malah para reforçar a importância de se exercitar. A oportunidade também serve para doar. Todos os participantes da caminhada devem levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). Narciso, Embaixador do Coração, ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira, estará à frente num pelotão de elite de atletas na Caminhada do Coração, que busca arrecadar alimentos para a campanha.

Data: 23/07 (domingo)
Horário: 9h (Concentração)
Saída: Praça 21 Irmãos Itararé, São Vicente.
Chegada: Praça Tom Jobim, Biquinha, São Vicente.

Espetáculo “A Verdade Traz Sorte”
Integra o projeto “Entre Contos e Cantos” e mistura contos e tradição oral. Na apresentação, dirigida por Renato di Renzo, o ator Alexandre Camilo conta histórias, enquanto o rapper Pedrinho da Rima canta histórias.

Data: 29 de julho (sábado)
Horário: 20h.
Local: Café Teatro Rolidei, Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, terceiro piso do Centro de Cultura Patrícia Galvão.
Entrada: 1 kg de alimento não perecível.

Sessão do Coração (filme surpresa)
“O Cine Roxy é parceiro da ação do coração há quatro anos. A cada ano a sessão surpreende mais. Sempre recebemos brinquedos novos. Quando o brinquedo vem lacrado, ele é destinado ao Hospital de Pariquera Sul (vale do Ribeir) e, em Santos, aos hospitais Guilherme Álvaro e Santa Casa”, ressalta Alexandre. O filme é sempre algum de destaque do momento no circuito comercial.

Data: 30/07 (domingo)
Horário: 11h.
Local: Cine Roxy – Avenida Ana Costa, 443, Gonzaga
Entrada: 1 kg de alimento não perecível ou um brinquedo em bom estado.

Dia da Ação do Coração
“Mas muito mais que dia 2 de agosto, o que me encanta é ver a cidade se mobilizando com as doações e confecções de corações. Momento que paramos para olharmos para dentro de nós mesmos e materializamos um sentimento. Faz um coração de verdade, melhor. Dia 2 de agosto celebramos tudo isso. É um dia de festa, de doarmos, de perdoarmos. Algo tão forte que transformou, o dia que poderia ser o dia mais triste da minha vida, dia da passagem do meu irmão. Eu não digo: ‘fazem seis anos que meu irmão faleceu’. Digo: ‘essa é a sexta edição da ação do coração’”, conclui Camilo.

Data: 2 de agosto (quarta-feira)
Horário: 11h.
Local: Praça Mauá.

Horário das Oficinas Oficiais de Confecção de Coração da Campanha

Festa Inverno
Local: Avenida Rangel Pestana – Arena Santos
Período: 6ª, sábado e domingo do mês de julho.
Horário: 18h00 às 23h30

Ilha Criativa / Boqueirão
Local: Avenida Conselheiro Nébias s/nº  Boqueirão.
Período: 3ª a domingo do mês de julho.
Horário: 14h00 às 17h30

Shopping Ferry Boat’s Plaza – Loja LS8
Local: Praça das Nações Unidas, s/nº, Vila Lígia, Guarujá/SP.
Período: 5ª a domingo do mês de julho.
Horário: 14h00 às 21h00

Praiamar Shopping
Local: Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida, Santos.
Período: Diariamente em julho.
Horário: 14h00 às 21h30

Brisamar Shopping
Local: Rua Frei Caneca, 365, São Vicente
Período: Segunda a sexta, das 15h às 22h e sábados e domingos, das 10h às 22h

Fundação Casa (apenas para pessoas da Fundação)
24/07 (2ª feira) Unidade da Fundação Casa Mongaguá
31/07 (2ª feira) Unidade da Fundação Casa Itanhaém

Maiores informações: www.acaodocoracao.org.br/

Associação Eduardo Furkini: www.eduardofurkini.org.br/

Deixe um comentário de amor e solidariedade

AÇÃO DO CORAÇÃO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2016
ASSOCIAÇÃO EDUARDO FURKINI RUA GASTÃO VIDIGAL 36 - JABAQUARA - SANTOS - Tel.: (13) 3345-3893 / 3345.3894